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Em 30/04, aconteceu a I Oficina: Gestão Escolar e o Planejamento Estratégico com Diretores, Vices e Supervisores Escolares.

16/05/2024 às 12h09

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Em 30/04, aconteceu a I Oficina: Gestão Escolar e o Planejamento Estratégico com Diretores, Vices e Supervisores Escolares.

Gerenciar o funcionamento da escola, observando a legislação vigente, normas educacionais para o padrão de qualidade de ensino é fator primordial para a gestão escolar.

Gestores foram instigados a refletir na tarde de diálogos colaborativos sobre a dimensão Político-Institucional e o seu papel como liderança da gestão escolar com foco na gestão do tempo e a execução do plano de ação que é um processo estratégico que, com toda a certeza, ajuda as escolas a melhorar a qualidade do ensino, o bem-estar de alunos e profissionais.

Os participantes levaram o “para casa”: Analisar o plano de gestão estratégico de cada escola, identificar atividades em comum, ampliar outras ações com a intenção de focalizar aspectos relacionado às dimensões pontuais da gestão pedagógica e administrativa, o que possibilitará um olhar mais criterioso nas ações consideradas prioritárias para o bom andamento dos trabalhos e cada unidade escolar.

Foram discutidas atividades relacionadas ao gerenciamento administrativo de dados que devem ser planejadas considerando as que podem interferir na aprendizagem, como manter atualizado os materiais de escrituração escolar, já com vistas ao Censo (documentações de matriculas atualizados, controle da frequência discente/busca ativa). Para fortalecer as orientações, técnicas do programa Educacenso contribuíram no apoio apresentando feedback do acompanhamento às equipes das secretarias escolares para que os gestores possam acompanhar, orientar e atualizar o monitorar dados. Foram apresentados principais elementos que necessitam de maior atenção para a etapa do Censo escolar e os prazos estabelecidos. Zelar pela atualização do cadastro de alunos, foi o fator principal mencionado pela equipe. A falta de dados poderá impactar na transparência da administração pública, as avaliações educacionais e em investimentos de políticas públicas.

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